new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Livraria do Mondego - Portugal 🇵🇹 | by Portuguese_eyes
Back to photostream

Livraria do Mondego - Portugal 🇵🇹

Monumento natural que marca a paisagem das margens do Mondego junto a Penacova, a Livraria do Mondego é um monumento que o tempo esculpiu ao longo de mais de 400 milhões de anos.

 

Depois de ter recebido o Alva, seu afluente da margem esquerda, o Mondego estrangula-se ao atravessar o contraforte de Entre Penedos e surgem as altas assentadas de quartzíticos dispostos quase verticalmente, como se de livros numa estante se tratasse, o que de resto deu origem á designação popular de Livraria do Mondego.

 

ConstituĂ­da por quartzĂ­ticos do OrdovĂ­cico, a Livraria do Mondego foi, por Galopim de Carvalho, classificada como um Geomonumento ao NĂ­vel do Afloramento, constituindo-se, pelas caraterĂ­sticas geolĂłgicas que encerra e pela graciosidade escultĂłrica que o tempo lhe incutiu, como um dos mais singulares monumentos naturais de Portugal.

 

A Livraria do Mondego Ă© visĂ­vel para quem circula no IP3, imediatamente na zona da ponte sobre o rio Mondego, junto a Penacova.

 

Temo acesso direto e privilegiado a este monumento a partir da EN2. Esta estrada está envolta numa mística e contém algo de lendário que a distingue das outras. Foi Projetada como ligação entre Chaves e Faro num percurso vertiginoso pela espinha dorsal do país sendo a estrada nacional mais extensa de Portugal, a única que o atravessa de lés a lés, e a maior da Europa. www.cm-penacova.pt/pt/pages/livrariadomondego

209 views
5 faves
0 comments
Taken on February 25, 2020