new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus)  ...  saindo do ninho  -  Channel-billed Toucan | by Marcus Vinicius Lameiras
Back to photostream

Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus) ... saindo do ninho - Channel-billed Toucan

Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro

 

Classificação Científica

 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Aves

Ordem: Piciformes

Família: Ramphastidae

Vigors, 1825

Espécie: R. vitellinus

 

 

Categoria: Ameaçado

 

Esta espécie possui cinco subespécies distintas quanto ao padrão de colorido e com diferentes distribuições geográficas na América do Sul; entre elas ocorrem ainda híbridos naturais nas zonas de contato entre populações distintas, o que possibilita um maior número de formas com características morfológicas diferentes. A subespécie aqui representada é R. vitellinus ariel, que ocorre no sudeste brasileiro.

 

Alimentação: frutos, antropóides e pequenos vertebrados; captura cupins em revoada ou então pousados sobre cupinzeiros arborícolas.

 

Nidificação: constroem o ninho em cavidade de árvore, porém, como os demais tucanos, não tem o hábito de carregar material para forrar a câmara onde põe os ovos; a própria madeira esfacelada do tronco é utilizada para tal fim. Na família, cada postura consiste de 2 a 4 ovos brancos, incubados pelo casal, durante cerca de 16 dias em espécies pequenas; desconhece-se o período de incubação das espécies grandes. Como nos demais Ramphastidae, os filhotes nascem nus e com os olhos fechados; apresentam um calo escamoso na face posterior do tarso-metatarso. Tais calos servem de apoio aos filhotes, quando no ninho, e caem quando os mesmos adquirem a plumagem juvenil e abandonam o ninho.

 

Hábitat: florestas da América do Sul, tais como a Amazônica e a Atlântica.

 

Tamanho: 55 cm

 

Fonte: USP

2,287 views
8 faves
2 comments
Taken on October 8, 2011