new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Gaviao-pega-macaco - Nome Científico: Spizaetus tyrannus (Wied, 1820) - Nome em Inglês: Black Hawk-Eagle | by MarceloCamachobv
Back to photostream

Gaviao-pega-macaco - Nome Científico: Spizaetus tyrannus (Wied, 1820) - Nome em Inglês: Black Hawk-Eagle

O gavião-pega-macaco é uma ave de rapina da família Accipitridae. Também conhecido como apacanim-preto.

 

Características

O gavião-pega-macaco, é uma espécie florestal que mede entre 58 e 66 cm, com macho pesando cerca de 900g e a fêmea 1100g. Os adultos apresentam plumagem preta na parte ventral, com o dorso marrom-pardacento escuro (quase negro). Têm um penacho em forma de coroa, com penas que apresentam cor branca na base, sendo o restante preto. A cauda é longa com três a quatro barras cinzas escuras, os tarsos são completamente emplumados e a íris é amarelo-alaranjada.

 

Alimentação

Alimenta-se de macacos, outros mamíferos e aves.

 

Reprodução

Faz o ninho no alto das árvores com gravetos. A fêmea bota em média 2 ovos que são chocados por cerca de 40 dias. Os filhotes deixam o ninho após 80 a 90 dias. Seu ninho é predado por macacos.

 

Hábitos

Habita clareiras e bordas de florestas primárias e secundárias, sendo tolerante a pequenas perturbações e desflorestamentos provocados no ambiente. Vive solitariamente ou em pares, sendo comum observar indivíduos realizando vôos altos e circulares durante o período da manhã e início da tarde.

Embora tenha sido razoavelmente registrada nos últimos anos, esta espécie rapineira florestal necessita de áreas extensas para cumprir seu ciclo de vida, sendo que suas populações podem sofrer declínio em decorrência da fragmentação excessiva. Pelo fato de também poder atacar pequenas criações domésticas, como pintinhos e galinhas, é perseguido pelos fazendeiros.

 

Distribuição Geográfica

Ocorrendo do sul do México à América do Sul, no Brasil ocorre na faixa marítima no Brasil leste-meridional, da Bahia, leste de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

1,247 views
4 faves
2 comments
Taken on October 8, 2012