new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Beija-flor-rubi (young male) / Brazilian Ruby / Clytolaema rubricauda (Boddaert, 1783) | by Alessandra Fr.
Back to photostream

Beija-flor-rubi (young male) / Brazilian Ruby / Clytolaema rubricauda (Boddaert, 1783)

O beija-flor-rubi é uma ave apodiforme da família Trochilidae. Também conhecido como papo-de-fogo.

Taxonomia: Trochilus rubricauda (Boddaert, 1783), Rio de Janeiro, Brasil. Por vezes, colocado no gênero Heliodoxa, mas estas relações são pouco claras. (Schuchmann, 2016).

 

Nome Científico: Seu nome científico significa: do (grego) klutos = glorioso; e laimos = garganta; e do (latim) ruber = vermelho; e cauda = cauda. ⇒ (Ave com) garganta gloriosa e cauda vermelha.

 

Nome cientifico atual: Heliodoxa rubricauda (Reich, 1793).

 

Características: Mede entre 10,8 e 11,3 centímetros de comprimento. O macho da espécie pesa entre 7 e 9,2 gramas e a fêmea pesa entre 5,9 e 7,1 gramas. (Schuchmann, 2016). Apresenta acentuado dimorfismo sexual.

O macho é predominantemente verde, com a cauda avermelhada que lhe dá o epíteto específico de rubricauda, e se destaca pela coloração rubi do papo e o verde cintilante da fronte e peito. No sombreado da mata, quando em repouso, aparenta uma coloração negra destacando as manchas brancas pós-oculares.

A fêmea tem coloração canela na parte de baixo do corpo, cabeça e dorso verdes, e também apresenta as manchas brancas por trás dos olhos.

Bioma: Mata Atlântica.

Fonte: Wiki Aves.

590 views
21 faves
4 comments
Taken on April 24, 2016